Olá meninas, graças a Deus o sábado chegou e junto com ele sempre vem um post quentinho !
Esses dias uma amiga minha que tem o cabelo liso me perguntou sobre qual creme seria adequado para o cabelo a filhinha dela que tem cachinhos na caixola. Depois eu fiquei pensando comigo, realmente deve ser muito difícil para uma mamãe que tem o cabelo liso aprender a lidar com o cabelo crespo ou enrolado de seus filhos, por isso meninas e meninos, hoje os personagens principais são os babys que nasceram com caraminholas também! Só quem tem cabelo afro sabe o quanto ele exige tempo, dedicação e paciência, e se você passou via DNA cada caracol para os seus pequenos, ou então ele puxou de algum lado da sua família, você agora terá que aprender a lhe dar com os cachinhos deles também, ou seja, você precisará contar com a pequena paciência desses baixinhos que causam uma guerra épica quando se trata de cuidar os cabelos.
Nosso cabelo passa por diversas mudanças desde o nosso nascimento, sendo assim, quando falamos de cabelo de crianças temos que pensar que assim como eles, seus cabelos também estão em constante transição, entendendo e conseguindo analisar isso, você mamãe, saberá corresponder as necessidades de cada época da vida capilar do seu bebê. Os cabelos dos recém nascidos são mais finos e mais leves do que os de um adulto. Isto faz com que eles enrolem facilmente. Ao longo do tempo, a tendência é que o engrossamento dos fios torne o cabelo mais pesado, causando em alguns casos, a perda dos cachinhos e em outros, o crescimento das molinhas.
Porém se depois dos seis meses seu filhote ainda estiver com os cachinhos firmes e fortes, é hora de uma atenção especial.




LAVANDO OS BLACKIZINHOS
Os shampoos para crianças em geral prometem não arder os olhos, pois usam detergentes suaves. O cheirinho é sempre irresistível fazendo a gente querer dar aquele 'chero' no bebê de 5 em 5 minutos não é?! Pois é, mas ao escolher o shampoo que você usará no seu filho a última coisa a ser analisada é o cheiro, aliás prefira os que tenham fragrâncias mais suaves para não irritar o bebê com cheiros muito fortes, escolham sempre os que possuem ingredientes naturais, e o mais importante, que sejam hipoalergênicos. A maioria dos shampoos infantis possuem PH em torno de 7.0 que é o responsável pelo tão famoso "chega de lágrimas!" (PH das lágrimas, cerca de 7.2) por isso, se você encontrar um shampoo que é destinado ao público adulto porém possui PH neutro (7.0) você pode usar no seu baby sem medo ok?! (mas sempre analise os componentes com atenção!)
(OBS: Nós, cacheadas queremos testar tudo quanto é produto que vemos pela frente não é?! Então antes que vocês me perguntem se shampoo de bebê é bom pra cabelo de adulto eu lhes respondo: Não muito! O PH do couro cabeludo de uma criança fica em torno de 7.5 enquanto de um adulto é de 5.0, por isso o PH de shampoos infantis (7.0) tendem a abrir as cutículas dos cabelos de adultos, e com o uso contínuo esse shampoo poderá causar um efeito espiga de milho no seu cabelo. Por isso, shampoo do baby é shampoo do baby ok cacheadas?! kkkk)
Voltando a cena, para lavar os cabelos dos pequenos use cerca de uma moeda de um centavo (é bem pouco meeesmo hein!!!)  faça massagens bem de levinho pois os fios ainda são fininhos e movimentos exagerados podem causar a quebra dos cabelos. Não é necessário lavar com shampoo mais de uma vez.
Depois disso você pode optar por usar um condicionador ou não. Como eu disse, é necessário estar atenta as necessidades de cada época cabeluda do seu bebê. Se você optar por usá-lo escolha um da mesma linha do shampoo e fique atenta à possíveis alergias. Abaixo alguns dos produtos mais acessíveis e eficientes que eu conheço.



Conforme você for lavando os cabelinhos vá aos poucos, e sem que eles percebam, caso contrário você estará perdida num mar de choramingos porque está doendo kkk, desembarace os cabelos com os dedos sempre começando das pontas para não embolar e formar nózinhos. Seque com uma toalha ou fralda de algodão, e para os mais mocinhos e mocinhas, utilize um leave-in bem emoliente. Uma dica legal é separar o cabelo em quatro partes e ir espalhando o creme com os dedos, a famosa fitagem! Tratando-se de crianças talvez você precise secar os cabelinhos antes de sair arrasando com o seu filhote ou filhota por aí, para isso depois de aplicado o creme de pentear use uma fralda de algodão novamente (tem que estar seca) para tirar o excesso, eu não acho legal usar o difusor em crianças, mas se for uma necessidade extrema use-o na potência miníma pelo amor de Deus mulher!!! E mais, prender o cabelo molhado é pedido de morte capilar declarada e assinada. Não prendam os cabelinhos dos seus filhos. Cabelo molhado e preso é sinônimo de cabelo fraco, quebrado e sem forma. Se quiser prender o cabelo para levá-los à escolinha prendam depois de seco ou usem uma trança solta para que o cabelo consiga respirar. Ninguém merece ficar com o cabelo cheirando mofo hein, não façam isso com os babys!!! 
Se por acaso, sua filha é uma menina, você com certeza está doida para enche-la de laços, flores, grampos e tiaras...mas vá com calma mamys, espere até que sua princesa fique mais mocinha para isso. Como eu disse, os fios são tão fininhos e esses apetrechos podem causar pequenas fricções no couro cabeludo ocasionando assim, a queda dos fios. Por isso deixe para enfeitá-la nos dias mais especiais e opte por presilhas tic tac ao invés de grampos, flores em faixas de pano, ou seja, os acessórios menos agressivos possíveis.
E para os meninos, nada de bonés, o efeito é o mesmo de cabelo preso... éca! 

SEJA COMPREENSÍVEL COM A VAIDADE DOS PEQUENOS
Hoje em dia as crianças já vem com opinião própria de fábrica, uma coisinha de louco mas elas já escolhem suas próprias roupas e sapatos desde muito novinhas, o que em partes é muito bom pois colabora para a independência e formação de personalidade da criança. Por isso com o cabelo não seria diferente.
Deixe seus filhos inovarem nos penteados. Cabelo cacheado é uma delicia para criar. Você joga pra um lado e pro outro e de repente tem um penteado super descolado e único, se é gostoso pra gente imagine que máximo não é para eles ! Permita que seus filhos criem seus próprios penteados, incentive eles a brincarem com o cabelo, a tocarem para sentir a textura, o tamanho e assim aprender a lidar com todo o volume desde pequeninos. Penteados fáceis como Twist (separe uma mecha de cabelo e enrole desde a raíz até as pontas, prenda com uma presilha e pronto!), tranças soltas e tantos outros que farão despertar nos seus filhotes uma vaidade saudável, ajude eles a criarem e tire muitas fotos para que eles fiquem todo pomposos kkkk


Bom, e depois desse ritual com os cachinhos dos seus bebês, eu desejo a vocês amigas, coragem para conseguir enfim arrumar os seus próprios cachinhos kkkk É cansativo, exige tempo e dedicação, mas é gratificante, eu juro!
E mais, é importantíssimo que você mamãe, envolva sua filha nesse cuidado com os cabelos dela, sabemos que há muita vergonha enrolada nos cabelos das mulheres negras que não se aceitam, e esse amor próprio, esse ato de amar seu próprio cabelo e gostar tanto de cuidar dele ao ponto de se tornar um ritual pessoal só vem com o auto conhecimento que deve ser adquirido desde a infância. Eu não tenho filha ainda mas penso que quando eu tiver quero que ela ame seu cabelo do modo como eu não amei quando era criança. Eu não quero que ela o veja como um fardo desagradável, não quero que a repressão de hierarquias artificiais que resultam no racismo estrutural à sufoque e faça-a cativa dos padrões, mas quero capacitá-la a compreender o seu valor e o valor de suas raízes acima do que a sociedade diz sobre sua raça e seu cabelo. Pessoalmente, não quero criar uma filha que tenha que sentir queimaduras de chapinhas e de químicas, que seja escrava da escova ou do que for para que outras pessoas possam considerá-la 'respeitável e aceitável' através de uma ótica da "negritude adequada ao modo social". Não! quero que através de seus cabelos ela possa expressar sem o uso de palavras sua liberdade, seu amor próprio e que isso sim, seja uma negritude adequada não ao social, mas a ela própria.



Só quem passou por terríveis situações de baixa auto estima sabe a importância do amadurecimento dos próprios ideais que culminam em nós o amor por essas raízes tão fortes que brotam nos nossos couros cabeludos. E isso tem que ser passado para nossas crianças também, pois elas crescem rodeadas de desenhos, brinquedos e tantas outras coisas que visam o embranquecimento da raça, de modo que nossas pequenas/os percam sua identidade negra por não se verem nos desenhos de princesas, em desenhos de heróis, em bonecas, etc. Isso é muito sério e gera aos poucos ideias que vão sendo concebidas por elas mesmas como "meu cabelo é feio porque não é igual da Barbie!" graças ao contato com essa realidade.



Esses dias uma amiga me contou sobre uma situação muito triste que aconteceu com a filhinha dela na escola, uma outra mãe tirou sarro do black da princesinha da minha amiga e isso gerou na pequena várias interrogações a respeito da beleza de seus cachinhos, e porque ela não podia fazer chapinha e ter um cabelo liso também. Isso é triste, e essa maldade vinda de adultos ou dos próprios amiguinhos infelizmente pode acontecer com o seus pequenos também, nesses momentos você precisa agir como ela agiu, converse com a sua filha/o, mostre com elogios o quanto o cabelo dela é lindo e único e a faça entender que algumas opiniões são descartáveis, É importante afirmar a auto estima da criança ainda na infância para que mais tarde isso não a afete de forma mais entristecedora. O amor e o diálogo são sempre os melhores caminhos para esses casos de choque com o mundo.
Tem um livro que eu estou 'in love' e louca para comprar. O livro fala de uma forma muito gostosa e descontraída sobre essa atitude que é assumir o cabelo natural ainda na infância. 
O livro se chama O Mundo no Black Power de Tayó 


Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora, Kiusam de Oliveira,  apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é 'ruim'.
" [...] Mas como pode ser ruim um cabelo 'fofo, lindo e cheiroso'? Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos", responde a garota para os colegas. Com essa narrativa, a autora transforma o enorme cabelo crespo de Tayó numa metáfora para a riqueza cultural de um povo e para a riqueza da imaginação de uma menina. O nome Tayó, que vem do idioma africano ioruba e significa “da alegria”, espelha a forma como a garota se relaciona com todos a sua volta e com suas raízes ancestrais. Vencedora do Prêmio ProAC de Cultura Negra em 2012, a obra traz uma bela mensagem de valorização de nossas raízes culturais.
O Livro parece ser lindooo não é meninas? Prometo que assim que eu comprá-lo divido a história com vocês tabom :)


Enfim amigas, aprecie muitooo todas as etapas dos seus filhos. Saiba que o seu filho cresce, o mesmo acontece com o seu cabelo. Abrace os momentos, , se descabele sempre, mas que seja de tanta bagunça na sala inundada de risadinhas e cósquinhas. Tire muitas fotos para que eles possam desfrutar de suas muitas fases de cabelo (que com certeza virão, se prepare!) anos depois. Seja mamãe, amiga, e cerque seus filhos de amor e carinho, pois esse é o melhor caminho para criar uma criança que mais tarde será um adulto ciente de si próprio e feliz com quem ele/a realmente é. 



Um beijo de uma irmãe que ainda não tem filho, mas que é apaixonada pelos cachinhos de seu irmão Leonardinho :*




Deixe um comentário