Enfim, o dia da consciência negra...tanto se vê nas redes sociais as críticas de que esse dia é desnecessário, que dia de consciência são todos os dias, que não é preciso um dia para se lembrar de toda nossa história, mas você só se aprofunda na história no dia 20 né?
Será que o dia 20, marcado pela morte do líder Zumbi em 1695, não serve também para conscientizar os próprios negros da sua própria história?
"Pow Karol, você tá dizendo bobeira, lógico que nós não nos esquecemos da nossa história", então tá, pois então me respondam, quantos dias no ano você se dedica a observar a quantidade de negros no seu bairro, no seu trabalho, na sua escola ou faculdade? você se importa se tenha poucos, ou nenhum além de você? E me diga, quantos dias no ano você lê algo sobre a história dos seus ascendentes? E mais, quantos dias do ano você é negro? e quantos você é "branco"? Você só se lembra da sua negritude no dia 20?
Eu sei, eu sei...a sociedade impõe diariamente a nossa "branquelização" e abdicação das nossas raízes, julgam nossa cultura como errada, feia, suja, e marginalizada sem se lembrar que foi essa mesma cultura que endossou a cultura brasileira.
51% ou mais da população brasileira é negra ou parda, 51% tem no sangue a luta e a resistência, 51% é oprimida diariamente com olhares duvidosos e com o racismo silencioso e sútil impregnado na estrutura do nosso país capitalista onde o preto forma a base dessa pirâmide opressora.
Então vejamos, primeiro fomos escravizados e arrancados de nossas terras, depois fomos perseguidos e caçados feito bichos, depois fomos "vomitados" nas favelas e periferias e consequentemente, altamente marginalizados e excluídos.
Hoje o país se diz não racista, de maneira alguma, aqui, isso não existe...maaaaas...é preciso criar cotas para negros conseguirem ingressar na universidade pois a educação oferecida não é o suficiente para ingressarmos sem ajuda do governo, precisamos de cota para desfilarmos...em um país onde a maioria da população é negra ou parda, 95% do corpo de modelos da indústria da moda brasileira, é formado por brancos vindos da região Sul, foi preciso dançar, gritar, se expor em pleno século XXI para que se exigisse pelo menos 10% de modelos negros (a), ou seja, nos empurram garganta abaixo com cotas, leis anti-racismo e pena para preconceito. Acho tudo isso, um absurdo imensurável, porque em um país onde não há racismo, isso tudo não seria necessário.



Eu tenho um sonho! Sonho com um país que não use apenas atitudes de reparação, e sim de transformação!
Sonho com uma igualdade sem que essa seja imposta, mas que seja natural como uma forma de respeito e retribuição pelo sofrimento e dores do passado. Sonho todos os dias o sonho de Martin Luther King, mas vejo todos os dias esse sonho entrando em coma induzido.
Vejo meus sonhos distantes quando vejo o extermínio oculto do povo trabalhador, quando vejo uma comunidade inteira gritando "Cadê o Amarildo?" para que a justiça seja feita, quando vou em shoppings ou grandes supermercados e só vejo negros atrás dos balcões. Meus sonhos chegam a doer quando ouço uma criança negra dizer que seu cabelo é feio e ruim. Quando vejo crianças se entregarem ao crime em troca de alguns trocados para comprar um danone na mercearia.
E choro ao ver o governo tão irônico enganando meu povo.
É preciso mudar tanto, o caminho é tão longo porém não impossível.
Assim como construímos grandes projetos começando pela base, assim devemos começar com a mudança.
Ensine as crianças e não precisará punir os velhos.
Nesse caso, a beleza esta nos lábios dos que ensinam.
É meu, é seu dever mostrar para as crianças a verdadeira história, mostrar o valor do nosso povo nesse país, mostrarmos que fomos escravizados porque éramos um povo forte, trabalhador, donos de uma engenharia invejável e uma terra tão rica que causou vertigem em todos os povos da Terra.
Mostrar que não temos do que nos envergonhar.
Porque éramos reis, rainhas e princesas sim, que fomos Aqualtune, e que o que nos mostram é uma mentira para conter nossas forças.



É preciso mostrar as crianças a força que há em nossa raça, pois se não conhecemos nossa própria história, como podemos lutar por ela?
O dia da Consciência Negra é para gritarmos ao Brasil o valor da nossa raça.
É para mostrar as crianças que a luta já começou e que venceu várias batalhas, e que é dever delas vestirem a camisa e além de se aceitarem, lutar pelos direitos que temos no país que construímos.
Eu queria que tivessem me dito isso na minha infância, eu queria que esse dia não fosse me mostrado como vergonha, como se precisássemos dele para sermos lembrados, por isso eu digo o que é importante nesse dia, é importante que vejamos isso como uma vitória, não renuncie o que Zumbi e tantos outros lutaram para alcançar, "hoje a liberdade tá aí toda liberta, pergunto, será que a gente utiliza de forma certa?" ¹
Use a sua liberdade alcançada pelos nossos ascendentes para vangloriar esse dia e não diga que ele não é necessário, pois um troféu é sempre necessário para quem lutou por ele!!!

FELIZ DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PARA NÓS!!!

Karol dos Palmares ;*

ref: ¹ Mais do que pegadas - Projota



Deixe um comentário