O natal se foi e a gente ainda está empanzinado de tanta comida, doces e refrigerante.
Nossa árvore ainda pisca, os presentes exalam cheirinho de novo e a noite feliz não durou nem 7 horas...E aí, me bate um tremendo arrependimento. Uma reflexão sem fim que me faz por um momento, odiar esse clima natalino.
Tanta correria, tantas compras, tanta comida, pra quê? pra quem?
E se parte do tempo, do dinheiro e da comida que você separou para o natal, fossem destinados a quem não tem motivos para comemorar?
É claro como as "luzinhas" que piscam na sua janela que a essência natalina já se foi à tempos, difícil é saber se algum dia ela já existiu, não me parece ser claro a existência e a consciência do que é (ou deveria ser ) o natal.
Sem tocarmos no assunto de que o natal é uma suposta comemoração do aniversário de Jesus, vemos o natal de uma maneira tão egoísta e prepotente onde quem possuir a maior árvore rodeada de pacotes, o peru mais gordo, a casa mais iluminada, terá também o melhor e mais feliz natal, Hô Hô Hô. 
Como se o natal se resumisse a uma noite mesquinha de presentes, mesas carregadas de comidas e fim. Vamos todos dormir felizes e empanturrados, enquanto isso, na esquina alguém revira o seu lixo atrás de uma sobra qualquer do seu banquete...
Difícil falar do que não vivo, mais muito fácil falar do que observo e faço questão de mudar em minímas atitudes. Sem hipocrisia, sem cinismo, sabemos o que se passa fora da nossa zona de conforto, só não queremos ver.
Infelizmente o capitalismo estragou o natal e qualquer outra data comemorativa, e o primeiro pensamento sempre é: "O que vou dar de presente?" "Preciso de uma roupa nova para a ocasião!" e outros pensamentos implantados em mim e em você, de forma que nos leva a pensar unicamente no nosso momento, na nossa felicidade e na das pessoas que a gente ama.
Mas não é assim. Pelo menos, não deveria ser.
Nesse natal vi de perto várias famílias que não passaram noites felizes, e que não tinham embrulhos bonitos embaixo da árvore, não tinham sequer um peru ou uma mesa para enfeitar.
Nesse natal quando vi os sorrisos iluminados dos meus, pensei nas lágrimas dos que não tinham motivo pra sorrir. Senti um pouco de vergonha por isso.
Não precisamos olhar longe para ver alguém necessitado de uma blusa, um brinquedo que você não brinca mais, uma cesta básica ou um panettone.
Sinceramente, eu não desejo que o natal deixe de ser natal, eu desejo inocentemente, do fundo do meu coração que o nosso natal, seja o natal de todos, a noite feliz de verdade, não a noite feliz da Globo.
O natal se foi, mas o espírito não se apaga junto com as luzes, ele permanece aceso dentro o coração de quem está disposto a olhar a dor do outro, a dividir, e a multiplicar sorrisos.
Faça algo, adote uma cartinha, adote uma família para doar algo mensalmente, ajude aquela pessoa que precisa de um emprego à arrumar um, pague um almoço para aquela tiazinha que pede moedas...mas faça alguma coisa por favor!!!
Que não sejamos enganados pelas mensagens forjadas da Coca cola, nem pelas músicas de paz da Globo, que a Bauducco não nos engane com a tal felicidade para todos, que as empresas não tape os seus olhos para fingir que está tudo lindo e todos estão felizes, porque não estão. Abra os seus olhos e enxergue quem precisa da sua ajuda. Um novo ano vai surgir e eu desejo que as pessoas procurem por quem precisa, olhe para quem é ignorado, o egoísmo e o ego do ser humano já chegou no ápice, precisamos fazer o caminho de volta, encontrar o verdadeiro sentido de todas as datas comemorativas...chega de blá blá blá em campanhas bonitinhas e vamos atacar com ação.
E acredite, o bom velhinho não morreu, ele está ocupado demais olhando pelos necessitados. (Sl. 127.2) ;)

Beijokas, Karola :*





Deixe um comentário