“Histórias, registros escritos, não é conto nem fábula, lenda ou mito.”, essa é uma frase da música Nego Drama do Racionais Mc, já ouvi essa música algumas milhares de vezes e nunca havia me atentado tão bem a essa frase ao ponto de fazer com que a vida imitasse a arte. Mas ainda bem que um garoto de 13 anos chamado Pedro Henrique Côrtes decidiu ver o mundo por um prisma bem maior.
Pedro decidiu sair da caixinha criadas nas aulas de história, ultrapassou os livros didáticos e encontrou a alma do povo brasileiro escondida por baixo de peles negras.
O quê o Pedro fez? Ele decidiu dividir com o mundo quem foram os homens e mulheres negras que marcaram a história com suas vidas, mesmo obstante da história oficial, pessoas como Luiz Gama,Carolina Maria de Jesus e Zumbi dos Palmares ilustraram grandes estórias da vida real e hoje renascem a cada vez que alguém dá play no canal do Pedro.
Tudo começou quando a mãe de Pedro, Egnalda Côrtes, levou o pequeno para assistir a peça "O topo da montanha" uma adaptação do texto de Katori Hall, dirigida por Lázaro Ramos. A história conta a caminhada de Luther King (se você não sabe quem é, pare tudo e leia este post). Ao fim do espetáculo Pedro pediu a sua mãe biografias de negros que marcaram a história da luta contra o racismo, Malcom X, King e Mandela foram os escolhidos pelo garoto. A partir daí a voz interna de Pedro começou a gritar e ele sentiu uma imensa vontade de compartilhar com outros garotos e garotas negras que não se viam representados pela história oficial que os livros nos contaram na escola.
A série "Meus Heróis Negros Brasileiros" rendeu mais de 5.000 novos inscritos para o canal do Pedro, é claro que eu estou inclusa nesse número.
A Rede TVT foi entrevistar o Pedro e eu tive que compartilhar o vídeo porque tenho vontade de abraçar ele toda vez que ouço ele dizendo: "o racismo foi um assunto que sempre me incomodou (...). Eu queria fazer alguma coisa, não podia ficar parado"! Obrigada Pedro por não ficar parado, sua caminhada vai longe e estamos aqui, torcendo e agradecendo a você, por tornar a nossa estória viva, nossos mártires, ao quer que estejam, sorriem e aplaudem você por continuar escrevendo a história que eles começaram ! 

.                


Deixe um comentário